sábado, 3 de março de 2012

Ehrlichiose - Doença do Carrapato

Boa Tarde!
Esse é o 1º post valendo, e nele vamos falar um pouco sobre um mal que acomete muitos cães e é muito mais comum do que pensamos!
Atualmente estou vivenciando esse mal com a minha pequena Sol! A uma semana ela foi diagnosticada com  doença do carrapato (Ehrlichiose).

O que é essa doença?

A ehrlichiose é uma doença transmitida pelo carrapato marrom ou avermelhado, que ao se alimentar de um vertebrado contaminado pela Ehrlichia canis, este contrai a bactéria e ao se alimentar de um animal saudável, transmite a mesma juntamente com a sua saliva "anticoagulante". A bactéria se aloja no organismo do animal saudável e la permanece!

Importante saber que o carrapato transmite varias doenças, bem como causa desconforto ao animal, coceira e até mesmo anemia!

A Ehrlichiose canina, é uma doença que acomete o cão atacando seu sistema imunológico, causando uma anemia profunda! A bactéria destrói as plaquetas do cão, nos casos mais graves causa vômito com sangue, diarréia com sangue e se não diagnosticada a tempo leva o animal a óbito!

Quais as fases da Doença?

A Ehrlichiose canina possui três fases:

1) Fase Aguda - os sinais clínicos podem aparecer de 1 a 3 semanas após a infecção mas geralmente são brandos e não chamam a atenção do proprietário : depressão, letargia, anorexia, perda de peso e até febre. Na maioria das vezes, se o animal não tiver uma carga significativa de carrapatos, o estado geral de "tristeza" parece uma fase na vida do animal e como é autolimitante (se resolve sozinha) o proprietário muitas vezes não desconfia do que está por vir. Nesta fase da doença ainda se encontra carrapatos no animal.
2) Fase Subclínica - pode durar de 6 a 10 semanas mas alguns animais permanecem nesta fase por meses e até anos. Nesta fase não há sintomatologia e o animal parece estar muito bem de saúde. 
3) Fase Crônica - geralmente não se encontra mais carrapatos nesta fase (por isso às vezes não se desconfia da doença). Esta é a fase onde se encontra a maior expressão de sinais e sintomas: depressão, perda de peso, anemia, abdomen sensível, aumento do baço, fígado e linfonodos (mas não muito evidente), pequenas hemorragias puntiformes na parede abdominal e ponta de orelhas e nas mucosas (vaginal, peniana, conjuntiva ocular...) também podem aparecer, edema de membros e infecções secundárias. Como as Ehrlichias atacam as células de defesa do organismo, este não tem como se defender de outros organismos chamados de oportunistas porque aproveitam que o animal está debilitado para se instalar. Por isso, se você desconfia que o problema do seu cão é uma pneumonia mas ele nunca fica bom ou fica por causa dos remédios mas logo aparece outra infecção em outro lugar ou até recidivas. O organismo dele está indefeso pela ação da Ehrlichia. Além disso ele ataca as plaquetas que participam da coagulação, daí as hemorragias dos capilares. E olha que você só vê os capilares da pele. Imagine que isso também acontece nos pulmões, articulações, rins......se atingir o cérebro, pode causar meningite.


Meu cachorro teve carrapato, como eu sei se ele tá doente?

Bom, o diagnostico tanto da ehrlichiose quanto da babesiose (que também é uma doença transmitida pelo carrapato) é feito através do exame de sangue do animal (Hemograma completo).
Esta é a forma mais precisa de saber se seu animal esta doente ou não! Como vimos é uma doença com poucos sinais clínicos, e quando estes aparecem, normalmente o tratamento é bem mais difícil!

Meu gato teve carrapatos, ele pode estar doente?

As doenças transmitidas pelo carrapato são de incidência mínima em felinos. Preocupe-se apenas em preveni-lo contra os carrapatos!
Tem cura? Como tratar e prevenir?

SIM, as doenças do carrapato tem cura se descoberta a tempo e o tratamento é feito a base de Doxiciclina, que é um antibiótico, mas este só deve ser usado sob a orientação do veterinário do seu cãozinho!

É sabido, que os carrapatos não vivem no animal, o ciclo de vida do carrapato é no ambiente (casa, grama, etc.), o cachorro, o gato e até mesmo pessoas, são apenas hospedeiros do parasita, que   os procura apenas para se alimentar!


Como vimos, o ideal é não apenas cuidar do seu peludinho, mas principalmente cuidar do ambiente em que ele vive!

Se você já sofre com esses parasitas em sua casa, cuidar do local é bem simples! Para matar os que já existem no ambiente, eu uso o Butox. Vende em qualquer petshop e basta você diluir algumas gotinhas (eu costumo por de 10 a 15) para cada litro de água, e passar na casa com um pano molhado. Você também pode espirrar com spray nas paredes, que é onde os carrapatos costumam ficar!

IMPORTANTE: manter seu animal longe por pelo menos umas 2 hores depois da aplicação do produto, e NUNCA passar nada no seu bichinho sem a orientação do veterinário!!!

Nos meu peludinhos eu costumo usar para prevenir o Frontline. É um pouco caro, mas é o melhor no mercado contra essas pragas que são os carrapatos. Além de prevenir por 3 meses! E tem tanto para cães como para gatos!!!


Existem outras alternativas mais baratas como as coleiras carrapaticidas, talcos, shampoos, sabonetes, etc.

IMPORTANTE: Observe sempre o seu peludinho! A minha Sol, descobri por pequenos detalhes que ela estava com essa maldita doença. Ela comia normal, brincava e aparentemente não tinha nada. Só achava estranho uns pequenos tremores (tipo de frio), e principalmente o fato de estar sonolenta e sem vontade de ir brincar na rua!

Quem ama cuida! E com seu peludinho não pode ser diferente!!! Leve-o ao veterinário sempre e não descuide nunca!!!

Espero ter ajudado! =]







12 comentários:

  1. Olá, obrigado pelas dicas, você ajudou bastante. Descobri ontem que minha cachorra está com essa maldita doença. Levei ao veterinário para ver uma coceira que ela tava no ouvido e lá pedi para fazer um hemograma por prevenção. E no resultado deu que as plaquetas estavam alteradas e para tirar a dúvida fiz um exame mais específico, o sorológico, e deu positivo. Ela é uma cadelinha shih tzu com um ano e meio e nunca apresentou nenhum sintoma, só a falta de apetite que achava que era porque o paladar dela era bem apurado. Queria saber se depois do tratamento, ela pode apresentar alguma sequela e se ela core o risco de pegar novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive ausente por mt tempo. Desculpa não ter respondido sua pergunta. Mas uma vez curado o cão não apresenta sequelas não! :***

      Excluir
  2. Obrigada, ajudou muito, descobri a pouco tempo que o cão da minha vizinha tem essa doença e está em tratamento, e não sabiamos como ajuda-lo, e me ajudou também a previneir o meu peludo que amo tanto dessa doença terrivel.

    ResponderExcluir
  3. Ajudou bastante, minha cachorrinha tah com essa doença descobri hoje e jah comecei o tratamento com doxiciclina e sulfato ferroso.

    ResponderExcluir
  4. Gente, to desesperada....meu cachorro está com essa doença maldita!! Ele tá com a fase crônica......não tá comendo ....e não estamos conseguindo dar o remédio....ele fica se escondendo! O que eu faço p/ ele abrir o apetite?? me ajudem,por favor!!! =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor. Vc já procurou ajuda veterinária? Nessa fase é essencial a ajuda de um profissional capacitado. Provavelmente seu caozinho será internado e fará o tratamento através de soros e injetáveis. Estimo melhoras.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. bom dia !
    preciso muito que me ajude .já não sei mais o que fazer!
    o meu caso é o seguinte , tenho um fila de 1 ano de idade´, já tem mais de um mês que ele está doente. primeiro ele começou a ficar triste não queria mais comer ração e notamos que ele não estava defecando mais .procurei um rapaz que entende mais ou menos do assunto ele nos passou um remédio caseiro que fizemos e resolveu , só que ele já estava muito fraco começou comer comida e não aceitou mais a ração .as vezes comia bem as vezes não e assim foi .
    fui atrás desse rapaz (já que moro numa cidade pequena e não tem clinica veterinária) ele disse que meu cachorro está com anemia já que a gengiva estava esbranquiçada e ele um pouco fraco e indisposto então ele passou um remédio chamado PENCIVET achei meio estranho já que é um antiinflamatório mas como não entendo nada aplicamos semana passada e nada dele melhorar.
    a dois dias ele começou a ficar com as patas traseiras meio bambas , então lembramos de veterinário que trabalha numa tal de emater que é um órgão do governo, conseguimos que ele fosse dá uma olhada hoje; meu cachorro já não está levantando mais.
    ele disse que quando o outro rapaz olhou e passou o remédio errado que era o PENCIVET (antiinflamatório) se ele tivesse passado o remédio certo ele não teria piorado .
    agora ele passou o FERRODEX e disse que como a anemia estaá profunda não sabe se vai resolver ,estou desesperada como disse aqui não tem clínica veterinária e essas coisas do governo é complicado .estou no trabalho e agora meio dia vou aplicar o FERRODEX na esperança que ele sobreviva .ME AJUDE POR FAVOR

    ResponderExcluir
  7. A minha shitzu está com doença do carrapato, a babiose. Iniciou com falta de apetite e agira deu aumento da bilirrubina. A maneira que encontrei dela comer foi misturar o patê na ração, ela está comendo tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já levou no vet? o tratamento com remédios é essencial! Siga as instruções do vet dela para que a melhora aconteça logo!
      Não deixe de dedetizar o ambiente da sua casa tbm, é muito importante!
      Estimo melhoras!

      Excluir